O que é um Manual de Identidade Visual

Para que serve um Manual de Identidade Visual

 A identidade visual da marca segue padrões para identificação da sua empresa e leva características referente ao uso para com suas aplicações, diante das necessidades que seu negócio precisa.
O Manual de Identidade Visual ou também conhecido como Manual da Marca, incide em regras e funções de uso em diferentes situações como:

  • Vestuários e Uniformes
  • Papelaria e Aplicação em Impressos
  • Espaçamentos e Legibilidades
  • Cores e Significados
  • Proibições e Impedimentos
  • Variações de Uso e Fundo
  • E outras necessidades que podem ser definidas
O conceito empresarial do seu negócio, ganha força e cresce após a criação do seu logotipo, conforme todas as aplicações da sua marca, sejam devidamente padronizadas e sua comunicação esteja de acordo com a semelhança entre elas. E seus consumidores e clientes irão reconhecer e consequentemente será lembrada e a cada impacto haverá o reforço da marca no mercado.

Essa padronização faz parte de todos os seus produtos e serviços, desenvolvimento desde campanhas e peças publicitárias até o timbrado ou envelope. Com essa uniformidade além do próprio reforço da marca, haverá o aumento da qualidade e da própria apresentação empresarial, "as pessoas não levam a sério marcas que são aplicadas de qualquer forma".

Quem cria o Manual da Marca?

Esse documento que pode ser digital ou impresso, será desenvolvido pelos Designers, sendo os mesmos que criam o logotipo e artes em geral.
Os profissionais da área, estudam todas as possibilidades, desde as cores, tipográfica e padrões de legibilidade para tamanhos mínimos e formas de visualização, assim como restrições de uso em casos de uso técnico para impressos físicos e exibições digitais.

Quem for manusear ou utilizar a aplicação da marca, em casos de outros usuários, fornecedores e quando se utiliza por terceiros - em caso de patrocínios, apoios e situações conjuntas -, é de extrema importância, quando solicitarem o logotipo, já enviarem o manual junto. Isso irá facilitar para o objetivo final, que é o reconhecimento da marca e do seu negócio.

O que deve conter em um Manual de Identidade Visual?

As variações são de acordo com as características que seu negócio foca e destaca, principalmente a simulação que a marca necessita quanto as suas aplicabilidades.
Mas existe alguns tópicos fundamentais que está presente na maioria dos manuais que são elas:

ü  Variações de Logotipo em tamanhos (legibilidade e limites de visualização)
ü  Variações de Cores (Preto e Branco, Fundos Alternados e Teoria das Cores)
ü  Margens de Segurança e Sangria (espaçamentos mínimos para não cortar)
ü  Grades e Alinhamentos (muito útil para a disposição dos elementos)
ü  Proibições e Limitações (recomendações do que deve ser evitado)
ü  Tipografia da Identidade (nome das fontes utilizadas, em caso de necessidades)
ü  Simulações em Impressos (Papelaria principalmente)
ü  Simulações Gráficas (locais de aplicação e varrições de assinatura)
ü  E outros aspectos que sejam necessários para o seu ramo de atividade
Exemplo do Meu Trabalho (Cartão de Visita e Papel Timbrado sendo aplicado no Manual) para o escritório de Advocacia da Dra. Ana Amélia Oliveira, em Brasília, Distrito Federal


Você precisa de um Manual de Identidade Visual?

Sou Designer e profissional na criação de Logotipos e Manuais de Identidade Visual, irei construir dentro de normas e técnicas para o uso e pensando sempre no foco da usabilidade e principalmente no reforço da sua marca.
Sempre faço um estudo detalhado para identificar suas necessidades e qual o uso frequente que seu negócio necessita. Caso queira reconstruir o que você possui ou criar uma marca caso não tenha, conte comigo para fazer a construção.

Entre em contato comigo. Meu WhatsApp é: (61) 9 9663-5763

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